sábado, 1 de outubro de 2011

APRESENTAÇÃO


“Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver por seus próprios meios, experimentará a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade suscetível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter.”

G. Polya

Este blog foi criado com o intuito de fomentar a discussão a respeito da Resolução de Problemas em matemática na disciplina de Prática de Ensino VI (2011/02) do curso de Matemática Licenciatura oferecida no Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). O objetivo do blog é, também, compartilhar problemas e resoluções com todos aqueles que são fascinados por um bom “probleminha” matemático.
Serão dispostas neste blog algumas teorias e informações sobre matemáticos (e pensadores) que fundamentam a resolução de problemas.