quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os vários tipos de problemas segundo Dante

Lucas Nunes Ogliari




Dante (2009) classifica os problemas matemáticos em vários tipos, que vão desde exercícios no estilo "arme e efetue" (exercícios de reconhecimento) até problemas emergentes de uma situação real. Abaixo são descritos alguns tipos de problemas matemáticos classificados pelo autor.



Problemas-padrão: são problemas cuja solução está contida no próprio enunciado, tendo apenas de transformar a linguagem usual na linguagem matemática, para que se possa resolvê-lo através de algum algoritmo conhecido.


Problemas-processo ou heurístico: nesse tipo de problema a solução não está contida no enunciado, exigindo um plano de ação e/ou estratégias para sua resolução. A palavra “heurístico” está associada à arte ou à ciência do descobrimento. Este tipo de problema necessita de tempo para ser resolvido e normalmente torna-se ais interessantes do que um problema-padrão.



Problemas de aplicação: retratam situações reais do dia-a-dia, também chamados de situações-problema contextualizadas. Consiste na matematização de uma situação real e geralmente exigem uma pesquisa e levantamento de dados para sua resolução.

Problemas de quebra-cabeça: são desafios. A sua solução depende, quase sempre, de um golpe de sorte sobre maneira como encarar o problema para que se possa perceber algum truque ou regularidade que leve à sua resolução.


REFERÊNCIA

DANTE , Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática. 2009.

Um comentário: